O Modelo Pedagógico é desenvolvido através de módulos de atividades curriculares de Diferenciação Pedagógica.
Para saber mais consulte o DT 1.2 Modelo Pedagógico do MEM [+]
Download da sintaxe do Modelo Pedagógico do MEM [+]
Trabalho de aprendizagem curricular por projectos cooperativosTrabalho cooperativo em projetos temáticos de estudo, de produção artística, de pesquisa científica ou de intervenção social, para desenvolvimento das aprendizagens curriculares, acompanhado rotativamente pelo professor.— |
Trabalho curricular comparticipado pela turmaTrabalho, em coletivo, onde com a colaboração ativa dos professores e comparticipada por todos se constroem e se reconstroem conceitos e saberes ou se procede à revisão ou reescrita de textos que sirvam as diversas áreas do currículo.— |
|
Organização e gestão cooperativa em conselho de cooperação educativaReuniões de Conselho para planeamento, avaliação, análise de ocorrências significativas, reflexão ética para clarificação e construção de regras de vida para desenvolvimento sócio moral (instrumentos de planeamento/avaliação e Diário de Turma)— |
||
Circuitos de comunicaçãopara difusão e partilha dos produtos culturaisComunicação e difusão do trabalho em projetos, apresentação de produções, divulgação de publicações, exposição de trabalhos, troca de correspondência e interação virtual. Estas ações são submetidas à reflexão sobre os efeitos da sua apropriação ou utilização social.— |
Trabalho autónomo e acompanhamento individualEstudo e aprofundamento dos conteúdos disciplinares, treino e produção intelectual dos alumnos guiados por um plano individual de trabalho periódico. Trabalho rotativo dos professores para ensino interativo dos alunos que precisam de acompanhamento individualizado.— |