Quem somos

O Movimento da Escola Moderna (MEM) é uma Associação Pedagógica de Professores e de outros Profissionais da Educação. Criado nos anos 60 do século xx, foi formalizado juridicamente como associação pedagógica em 1976.

Constituído por mais de dois mil profissionais empenhados na integração dos valores democráticos na vida das escolas, encontra-se hoje espalhado por quase todo o país e organiza-se em 16 Núcleos Regionais.

Através dos Núcleos, desenvolve anualmente um vasto Plano de Formação, que se concretiza, predominantemente, em ações sistemáticas integradas nas estruturas de autoformação cooperada ou no quadro de formação contínua de professores – formação creditada – promovida pelo Centro de Formação do MEM e apoiada pelo Centro de Recursos.

Colabora sistematicamente com diversas Câmaras Municipais e com Universidades e Escolas Superiores de Educação, através de protocolos de cooperação formalizados com essas entidades.

Tem desempenhado missões relevantes no âmbito do Sistema Educativo através dos seus associados, especialmente em comissões de conceção curricular, de formação de docentes e na produção de materiais de apoio a alunos e à formação de professores.

O Sistema de Formação Cooperada e o Modelo Pedagógico, que os professores vão construindo e utilizando, têm sido divulgados na Revista Escola Moderna, através do relato de práticas e de artigos. A atividade do MEM tem sido objeto de vários trabalhos de investigação, designadamente no âmbito de dissertações de mestrado e de teses de doutoramento.

Em 2001 o MEM foi reconhecido como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública e em maio de 2004, no âmbito das comemorações do 30.º aniversário do 25 de Abril, foi agraciado como Membro-Honorário da Ordem da Instrução Pública.


Referências históricas

Estrutura organizativa

Colaboração com Instituições de Ensino Superior

Protocolos e Instituições de Ensino Superior com as quais colaboramos:

Através dos Núcleos Regionais mantém-se um vasto conjunto de parcerias ou protocolos com instituições locais, no âmbito da sua atividade estatutária, a saber:

Acrescem diversos outros protocolos e parcerias celebrados com autarquias locais e outras entidades

Estudos sobre o MEM

Livros editados

Teses de Doutoramento

Dissertações de Mestrado


Opiniões acerca do MEM

A colaboração sistemática que o MEM tem vindo a sustentar com diversos organismos e entidades, tem obrigado a alguns esforços mas com grandes benefícios para o crescimento da própria instituição. São muito gratificantes as palavras dirigidas ao movimento, em diversas situações, e proferidas por algumas importantes figuras da pedagogia e das ciências da educação.

Como associação de formação cooperada, o Movimento da Escola Moderna tem sido em Portugal a organização mais coerente na formação de professores. Este movimento, pelas suas características próprias, tem dado origem a uma verdadeira dinâmica formativa. Nunca houve e será difícil, num futuro próximo, encontrar outra estrutura que tenha proporcionado uma prática mais coerente daquilo que atualmente se chama a formação contínua e/ou formação em serviço. (…).

Ler mais Albano Estrela, antigo presidente do Conselho Científico da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Lisboa. Julho de 1990, sessão de abertura do 12.º congresso do MEM

Um movimento pedagógico com características únicas, que se tem destacado na produção de práticas inovadoras de formação de professores e de ação educativa. Herdeiro da melhor tradição pedagógica portuguesa, o movimento da escola moderna tem procurado investir a experiência dos professores, do ponto de vista teórico e concetual, contribuindo para o desenvolvimento científico da profissão docente. Os dispositivos de autoformação participada, pacientemente construídos e alimentados no seio do movimento da escola moderna, constituem o mais importante capital de reflexão na prática e sobre a prática disponível no sistema educativo português. (…).

Ler mais António Sampaio da Nóvoa, representante da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação ao 13.º congresso do MEM de 1991

Primeiro, pelo feito de ter vivido, ter resistido e ter-se afirmado num modelo que sempre suspeita de tudo o que não vem de dentro, pelo feito que são, em si mesmos, os trinta anos de vivência numa cultura burocrática. Segundo, pelo contributo que deu para, na educação pré-escolar e no primeiro ciclo, se superar um certo atomismo. Uma certa fragmentação, uma certa balcanização, e se dar um sentido às práticas dos professores que estão isolados, que não contactam uns com os outros. Através do MEM, educadores e professores conseguem partilhar experiências e dar um sentido à sua atuação nos jardins de infância e nas escolas primárias. Nisto, não têm realmente paralelo em Portugal.

Ler mais João Formosinho, professor da Universidade do Minho, na conferência de abertura do 18.º congresso do MEM

O Movimento da Escola Moderna é o mais importante movimento pedagógico de professores que existe atualmente em Portugal. Nas últimas décadas, os seus membros têm desenvolvido uma atividade notável na formação de professores e na produção de práticas pedagógicas que visam uma «escola de qualidade para todos». Através desta condecoração, pretendemos manifestar o nosso reconhecimento pelo trabalho de muito mérito que os seus membros têm realizado em todo o país.Jorge Sampaio, presidente da república, em 8 de maio de 2004, agraciando o MEM com o título de membro honorário da Ordem de Instrução Pública

MEM - Movimento da Escola Moderna