A criação de um Centro de Recursos (CR) no MEM surge, em 1994, da necessidade, há muito sentida pelos seus sócios, de reunir e organizar um património de práticas e reflexões de três décadas de trabalho pedagógico e formativo de modo a facilitar o acesso à informação e optimizar os recursos existentes.
Para os sócios do MEM, o Centro de Recursos, ao contrário das tradicionais bibliotecas, é um espaço de encontro cujas funções de recolha, tratamento e difusão da informação se integra na actual dinâmica de autoformação e incentiva a produção de acordo com as necessidades dos seus utilizadores, procurando criar outras que desencadeiem novos processos de pesquisa. Como sustenta Inácia Santana (1994) esta concepção de CR enquadra-se na perspectiva da formação permanente na qual se inscreve o modelo de autoformação cooperada de professores que vem sendo ensaiado e constitui um suporte essencial a processos de formação endógena.
É um espaço polivalente de formação, onde se faculta a informação e promove a pesquisa, o encontro e o trabalho individual e de grupo que:
– recolhe memórias profissionais;
– recolhe produtos que traduzem práticas, reflexões e modos de trabalhar em pedagógia;
– organiza dispositivos de apoio à formação e animação pedagógica;
– promove a circulação de documentação, de materiais e de saberes;:
– rentabiliza os recursos existentes nos diversos Núcleos;
– conserva espólios que disponibiliza para apoio a estudos de História da Educação.
Originalmente organizado de forma a facilitar a consulta e o manuseamento do seu acervo documental, com o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação passou a privilegiar os equipamentos e as ferramentas que a sociedade foi construindo. Assim, a partir de 2008, com a criação da plataforma Moodle do MEM a Comissão Permanente do Centro de Recursos pôde investir na informatização de muitos documentos do CR e passar a interagir mais rápida e facilmente com os utilizadores.