Encontro “A apropriação da cultura escrita nas primeiras idades”
– Implicações da teoria histórico-cultural
sábado, 21 de março de 2015
Colégio Espírito Santo (CES) Universidade de Évora
Manhã — sala 124 do CES
Discussão conjunta do texto de Lev Vygotsky “A Pré-história da Linguagem escrita”
10h30 às 12h30 — Sessão de estudo* dinamizada por
Ivone Garcia Barbosa
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás UFG; coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos (NEPIEC); Pós-doutoranda na Universidade do Minho
Marcos António Soares
Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás; coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos (NEPIEC); Pós-doutorando na Universidade do Minho
Regina Marques
Universidade de Mato Grosso do Sul ; Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem, Educação e Infância – Teoria Histórico-Cultural (GEPLEI); Pós-doutoranda na UNESP de Marília e Universidade de Évora
* A sessão da manhã tem um número limitado de lugares pelo que se deve inscrever por mail para tp.aroveunull@mfam
O texto para estudo será enviado com a confirmação da inscrição.
Tarde — auditório 131 do CES
Uma perspetiva interativa e dialógica na iniciação formal à escrita
14h30 — Conferência
Uma abordagem à leitura pela escrita
Sérgio Niza
Pedagogo, diretor do Centro de Formação do MEM e da Revista Escola Moderna
15h15 às 15h30 — Pausa
O trabalho de apropriação da escrita numa sala de educação Pré-escolar
Adelaide Vala
Agrupamento de Escolas de Cascais, MEM
A iniciação formal à escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Inácia Santana
Agrupamento de Escolas das Laranjeiras, Lisboa, MEM
16h30 às 17h00 — Pausa
Apropriação da cultura escrita por crianças de 3 a 7 anos
Implicações da teoria histórico-cultural
Regina Marques
Universidade de Mato Grosso do Sul (GEPLEI) / Pós-doutoranda na UNESP de Marília e Universidade de Évora
17h00 — Debate — moderação de Assunção Folque
organização
• Comissão de Curso do Mestrado em Educação pré-escolar e Ensino do 1.º CEB
• Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora
• Centro de Investigação em Educação e Psicologia – CIEP da Universidade de Évora
• Núcleo Regional de Évora do Movimento da Escola Moderna
Os profissionais de educação interessados em participar no Encontro “A apropriação da linguagem escrita nas primeiras idades” devem enviar um e-mail para Assunção Folque (tp.aroveunull@mfam), indicando o nome, a instituição onde trabalha/estuda e se pretende inscrever-se na manhã de estudo ou apenas na parte da tarde, para assistir às comunicações.